Nessa semana o Procon-SP entrou com uma Ação Civil Pública contra ANS devido aos reajustes abusivos que os planos de saúde coletivos vêm sofrendo. A ação está junto à Procuradoria Geral do Estado (PGE) e tem como objetivo evitar que as operadoras não coloquem em práticas os reajustes abusivos relacionados aos planos de saúde.
O Procon-SP solicita que a Agência Nacional de Saúde Suplementar tome uma atitude e implemente mecanismos para prevenir e corrigir os aumentos anuais relacionados aos planos de saúde coletivos. Assim, como o órgão já faz com os planos de saúde individual/familiar.
Muitos desses ajustes realizados estão sendo considerado sem justificativas e abusivos por parte das operadoras. Por isso, a partir do mês de abril, o órgão irá conduzir ações contra as operadoras de saúde de forma individual. Assim, espera que as mesmas expliquem e se justifiquem por tais aumentos.
Dessa forma, através da notificação das operadoras dos planos de saúde coletivos, o Procon-SP, quer que as mesmas esclareçam o motivo para tal reajustes. Até que se mostre um motivo justo, essas operadoras serão autuadas por desrespeitar o Código de Defesa do Consumidor.
Tal atitude foi tomada diante do aumento das reclamações contra os planos de saúde. Em janeiro de 2021, foram registradas 962 reclamações, no mesmo período do ano passado foram apenas 9. Diante disso, o Procon-SP fez uma análise e confirmou reajustes abusivos, que chegam há um aumento de 228%!
Nos planos de saúde individual o reajuste anual ficou em torno de 8,14%. Diante do reajuste de 228%, o Procon-SP espera que as operadoras tenham uma explicação razoável para isso!
Caso, você tenha sido vítima de reajuste abusivo, entre em contato com a ANS e com o Procon-SP para abrir sua reclamação agora mesmo! Entre em contato com a nossa equipe de corretores, acesse aqui!