A universidade de Cambridge realizou uma pesquisa, que a utilização de máscaras juntamente com o distanciamento social é extremamente eficaz para reduz as taxas de transmissão do coronavírus.
Mesmo com todas as tentativas do fim da quarentena o coronavírus tem continuado a espalhar medos e incertezas. Muitos países, inclusive a própria Coreia tentou sair da quarentena, mas novos casos acabaram surgindo.
E isso vem acontecendo em outros países como a Índia e os Estados Unidos, mas nem tudo é má notícias em outras partes do mundo, teve uma significativa taxa de redução. O quadro geral mundial ainda é alarmante, por isso o cuidado ainda deve ser tomado.
Principalmente nos novos epicentros como a América Latina, sendo um dos países mais contaminados o Brasil! Na América Latina, os números de casos já passam de 1,5 milhões e as mortes 70mil.
Na África os números também têm aumentando, já passando dos 200 mil infectados, ao todo no mundo já passam dos 7,9 milhões de infectados!
Infelizmente até o momento não existe nenhuma vacina ou remédio que impeça a propagação do vírus. Dentro desse quadro a única e melhor maneira de evitar a contaminação é através da prevenção!
As máscaras são essenciais para proteção!
A Universidade de Cambridge, no Reino Unido, realizou um estudo que teve como resultado. Que apenas o chamado lockdowns sozinhos não tem o poder de evitar novas ondas de contágio. Ele precisa ser combinado com a higienização e o uso massivo de máscaras para que a doença, não volte a se propagar.
As máscaras caseiras dependendo do modo de fabricação e do material utilizado podem ter o resultado da eficácia diminuído, mas mesmo assim, oferece um certo grau de proteção.
É de extrema importância que toda população utilizem as máscaras, só assim a uma chance de uma redução significativa do coronavírus.
Isso acontece porque o coronavírus é transmitido através de gotículas que são exaladas pelas pessoas infectadas. Essas gotículas são espalhadas quando a pessoa espirra, tosse ou fala.
Dentro do estudo foram consideradas várias situações, desde da transmissão pelo ar, até o contato com as superfícies. Analisando cada uma e seu potencial de contágios, chegou a um cenário de maior proteção quando ambas as pessoas usam máscaras. Sejam infectados ou não, utilizando a máscara, cria uma barreira que reduz drasticamente a contaminação do infectado, achatando bastante a curva de contágio.
Os cuidados com as máscaras caseira
As máscaras caseiras podem e devem ser utilizadas, mas sempre são necessários alguns cuidados. Dependendo do tecido utilizado elas retém apenas 50% das gotículas de saliva.
Mesmo pessoas sadias devem utilizar as máscaras, pois muitas vezes elas não têm ideia que estão contaminadas e acabam contaminando outras pessoas. As máscaras caseiras devem ter ao menos duas camadas de tecido. O melhor tecido é o algodão, mas podem ser feitas de tricolina, TNT ou outros tecidos.
Elas precisam cobrir a boca e o nariz totalmente e devem ficar justas ao rosto, sem espaços laterais. Evite ficar tocando na máscara, permaneça com ela no máximo 3 horas, ou se ficar úmida antes, troque-a.
Retirando a máscara, antes de retirar higienize as mãos com álcool ou com água e sabão, depois as retires pelas alças laterais.
As máscaras de tecido devem ser lavadas separada das demais roupas, deixe de molho por 30 minutos, em água sanitária, depois lave normalmente e deixe secar. Evite torcer, passe com ferro quente.
Crianças menores que 2 anos não devem usar máscaras para evitar risco de sufocamento. Mas não se esqueça de continuar higienizando as mãos constantemente.
Proteja a você e a sua família!
Sabemos que a crise na saúde instaurada pelo coronavírus ainda não tem prazo para terminar, essa situação ainda pode durar até um ano. Prazo médio para descoberta de uma vacina, fabricação e distribuição.
Nesse tempo você deve buscar formas de se proteger e proteger sua família. Sabemos que o SUS infelizmente não tem condições de atender todas as pessoas, com qualidade e eficiência.
Os melhores atendimentos e equipamentos de atendimento, estão dentro da rede suplementar. Por isso, se você ainda não tem plano de saúde esse é o momento de adquirir!
As operadoras estão preparando novas propostas, para que a população adquira planos de saúde e fiquem ainda mais protegidas!
Quer conhecer as ofertas que possuímos em planos de saúde? Entre em contato agora mesmo para proteger a saúde de quem você ama!!